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12 de Junho de 2025

Notícias

EXTINTO: O Boticário transforma o aroma da natureza em extinção num alerta sensorial pela biodiversidade

Cinco fragrâncias não comercializadas recriam os aromas de biomas ameaçados em diferentes partes do mundo, despertando a consciência ambiental através do olfato

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, O Boticário lança “Extinto”, uma experiência olfativa inédita que une perfumaria e sustentabilidade. A iniciativa apresenta cinco fragrâncias exclusivas, não comercializadas, inspiradas em biomas que estão a desaparecer devido à poluição e à ação humana. O objetivo é claro: provocar reflexão e alertar para a urgência da preservação da biodiversidade através do sentido mais emocional e evocativo — o cheiro.

Esta iniciativa do Boticário surge numa altura em que o lixo marinho continua a ser um problema nas praias portuguesas. Segundo o Relatório do Estado do Ambiente 2024, da Agência Portuguesa do Ambiente, o plástico representa 88% dos resíduos encontrados, seguido por artigos sanitários (6%) e papel ou cartão (2%). Para cumprir as metas da União Europeia, é necessário reduzir em 95% a presença de lixo nas praias — um sinal claro da urgência de agir. Este cenário, infelizmente, repete-se em muitas partes do mundo. 

Para sensibilizar e impactar os portugueses para esta temática, a instalação “Extinto” estará aberta ao público de 06 a 22 de junho, no LX Factory, em Lisboa, das 11h às 20h, com entrada gratuita, proporcionando uma experiência olfativa única e convidando à reflexão sobre a importância da biodiversidade. Depois desta data, a exposição poderá ser visitada durante mais duas semanas no Boticário Lab, no CascaiShopping.

Extinto é uma metáfora poderosa e um passo importante no nosso compromisso com um futuro mais sustentável. Ao recriarmos os aromas de lugares ameaçados, convidamos à reflexão sobre a urgência de preservar o planeta e reforçar um alerta: ou mudamos os nossos hábitos, ou a beleza — e o cheiro — dos lugares mais bonitos do planeta podem desaparecer. Queremos mostrar que é possível sensibilizar, emocionar e gerar impacto através da inovação e da beleza — e que cada um de nós tem um papel na construção de um mundo mais consciente.”, declara Rossana Gama, Country Manager do Grupo Boticário Portugal

As fragrâncias de Extinto foram desenvolvidas com tecnologia headspace, capaz de capturar a chamada “memória olfativa” de ecossistemas intactos antes de sofrerem os impactos da poluição. Em colaboração com perfumistas e especialistas em botânica, foram recriados cinco acordes exclusivos:

  • Mata de Guanabara (Brasil): uma fragrância vegana, com 93% de ingredientes de origem natural, expressa a frescura da água e o verde exuberante da Baía de Guanabara.
  • Jasmim Sambac (Índia): inspirada na floresta asiática de Sundarbans, combina davana e manjericão para retratar a beleza exótica da região.
  • Madagascar (África): com notas quentes de baunilha, homenageia as paisagens e as florestas da ilha africana.
  • East Arnhem (Austrália): amadeirada e intensa, representa a riqueza natural da costa norte australiana.
  • Calábria (Itália): com frescor cítrico e fundo floral-oriental, evoca o contraste entre a beleza da região e a poluição crescente do Mar Mediterrâneo.

Complementando esta experiência sensorial, O Boticário lança também em Portugal o programa Boti Recicla, um dos maiores projetos de logística reversa do setor da beleza no Brasil.

Com o apoio da Sociedade Ponto Verde, responsável pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, serão disponibilizados conjuntos de ecopontos nas lojas para depositar as embalagens vazias das marcas O Boticário, Aura e Quem Disse, Berenice?. Esta parceria permite reforçar o compromisso com a economia circular e torna a reciclagem de embalagens mais prática, acessível e próxima dos consumidores.

A DHL junta-se também à iniciativa, assegurando soluções de logística sustentável e redução da pegada de carbono.

“O Extinto lança uma provocação sensorial e o Boti Recicla é o passo seguinte: transforma consciência numa ação concreta. Queremos tornar a reciclagem de embalagens de cosméticos uma rotina acessível, prática e integrada no dia a dia dos nossos clientes”, reforça Rossana Gama.

O lançamento de Extinto reforça o posicionamento do Grupo Boticário como uma das maiores empresas de beleza do mundo com um propósito sustentável. São mais de 40 anos de investimentos em ações de ESG, desde embalagens ecoeficientes e fórmulas com menor impacto ambiental até projetos de educação, inclusão e reciclagem.

Mais informações sobre ambos os projetos em https://www.oboticario.pt/en/collections/extinto e https://www.youtube.com/watch?v=ZGhsbxEGReo.