Acessibilidade

16 de setembro de 2024

Grupo Boticário celebra 38 anos de compromisso com Portugal e apresenta iniciativas de impacto social e lançamentos icónicos

O Grupo Boticário emprega em Portugal cerca de 500 colaboradores

O Grupo Boticário, uma das maiores empresas de beleza a nível mundial, comemorou, na passada sexta-feira, 6 de setembro, 38 anos de atividade em Portugal. Desde a abertura da sua primeira loja no Centro Comercial das Amoreiras, em setembro de 1986, a marca tem vindo a conquistar os consumidores portugueses com produtos de elevada qualidade, fragrâncias reconhecidas e um compromisso contínuo com a sustentabilidade.

Este ano, o Grupo Boticário destaca o lançamento do programa “Empreendedoras da Beleza”, um projeto de cariz social que visa proporcionar formação gratuita e certificada, abrindo novas oportunidades profissionais e uma fonte adicional de rendimento para os participantes. Este programa é acessível a toda a população portuguesa e reforça o compromisso da marca com a responsabilidade social. A primeira vaga do programa contou com 5.914 inscrições. A região de Lisboa liderou o número de participantes, com 1.285 inscritos, o que representa 21,56% do total das inscrições, seguida do Porto, com 702 participantes (11,87%) e Setúbal com 464 (7,85%). 

Fundado no Brasil em 1977 por Miguel Krigsner, O Boticário surgiu como uma pequena farmácia dedicada a tratamentos personalizados, especialmente na área dermatológica. A sua aposta num atendimento diferenciado e acolhedor, aliado à qualidade dos seus produtos, levou a uma transição natural para a produção de cosméticos sob a marca O Boticário, que rapidamente ganhou destaque.

Em Portugal, o Grupo Boticário é hoje uma referência no setor da beleza, com uma rede de mais de 60 lojas, incluindo o inovador conceito O Boticário LAB, uma loja sustentável que proporciona uma experiência imersiva e personalizada. A aposta em inovação em Portugal tem sido contínua, e comprovada através de iniciativas como a abertura do Boticário LAB ou o lançamento da marca Aura, em parceria com a influenciadora digital Helena Coelho. A marca tem também apostado na evolução dos seus canais de venda direta e online, lançados em 2014, oferecendo uma experiência de compra completa e adaptada às necessidades dos clientes.

Tal como no Brasil, o cuidado com as pessoas é um pilar do Grupo Boticário em Portugal, onde procuram construir um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor, que valoriza as pessoas e a beleza das relações. O grupo emprega, hoje, o triplo dos colaboradores que empregava há dois anos. Neste momento são cerca de 500 colaboradores em Portugal, divididos entre as lojas e os escritórios do Grupo Boticário. 

Em 2024, o Grupo Boticário já recebeu algumas provas do seu contínuo sucesso em Portugal, tendo sido atribuído, ao Boticário, o Prémio Escolha do Consumidor nas categorias “Fragrância” e “Venda Direta”, assim como o Prémio 5 Estrelas em perfumaria e cosmética em venda por catálogo.

“Assinalar 38 anos em Portugal é motivo de grande orgulho para o Grupo Boticário. Este marco reflete o empenho da nossa equipa, o cumprimento de muitos objetivos e a vontade constante de fazer mais e melhor. A nossa evolução é testemunho do compromisso em oferecer produtos inovadores e de qualidade, ao mesmo tempo que promovemos práticas sustentáveis e minimizamos o impacto ambiental da nossa operação”, refere Rossana Gama, Country Manager do Grupo Boticário em Portugal.

O Grupo Boticário continua empenhado em reforçar a sua ligação com os consumidores em Portugal, com planos que incluem a expansão da rede de lojas e o lançamento de novos produtos nos próximos meses.

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores ecossistemas de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 50 países e há 38 anos em Portugal, com mais de 60 lojas no continente e ilhas. É detentor das marcas O Boticário e Quem Disse, Berenice?, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São 14 mil colaboradores diretos, mais de 500 em Portugal, além de 40 mil pessoas que trabalham na rede de franchising, considerada hoje a maior rede de beleza do mundo. 

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG incorporado no seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade através da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que engloba compromissos ambiciosos direcionados com as dimensões humanas, ambientais e processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 numa pequena farmácia no Paraná e atualmente agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e retalho, num ecossistema de 64 mil pontos de venda no retalho, parceiros e fornecedores.  A empresa atua ainda nas áreas ambientais, sociais e culturais e conta ainda com a atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Saiba mais em https://www.grupoboticario.pt/.